Compor preço

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Sobre

Compor preço é o processo de atribuir um preço a um produto, levando em conta os custos, impostos e lucro desejado. É possível compor preço de duas formas: por Markup ou por Margem de Contribuição. Confira abaixo a finalidade de cada um dos métodos:


Markup é um índice para definição do preço. Basicamente, é a diferença do preço de compra e preço de venda. Não é feito o cálculo de todos os impostos, pois entende que os impostos já estão inclusos no índice.

Margem de Contribuição é um cálculo que leva em consideração os impostos, fazendo a soma junto ao preço de compra para saber exatamente o custo total do produto, definindo preço de venda e sabendo o lucro que será obtido.


Configurações

Para utilizar a funcionalidade compor preço, é necessário definir a forma de cálculo. Para isso, acesse Ferramentas > Preferências > Modo de cálculo de preço de vendas preferencial, e selecione o modo desejado (Markup ou Margem de Contribuição):


Compor Preco 1.png



Compor Preço

Há dois locais onde é possível compor preço, na nota de entrada e diretamente no cadastro de produto.


Compor Preço em Nota de Entrada

Compor preço em nota de entrada só será aplicado ao gravar a nota.

Na nota de entrada (Notas Fiscais > Nota fiscal de entrada) selecione um produto e clique em Comp. preço (F6), e siga para a tela de compor preço:


Compor Preco 2.png



Compor Preço em Cadastro de Produto

No Retaguarda, em Cadastros > Produtos, selecione um produto e clique em Compor preço (F8), e siga para a tela de compor preço:


Compor Preco 3.png


Modos Compor Preço

Ao selecionar um produto e clicar em compor preço, será exibida a janela de compor preço por Markup ou Margem de Contribuição, conforme a forma de compor preço configurada anteriormente:

Compor Preço por Markup

Confira a estrutura de cálculo abaixo para realizar a composição de preço utilizando Markup:


Compor Preco 5.png


Compor Preço por Margem de Contribuição

Confira a estrutura de cálculo abaixo para realizar a composição de preço utilizando Margem de contribuição:


Compor Preco 4 3.png