Conciliação bancária

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Sobre

A conciliação bancária consiste na comparação do saldo de uma conta corrente com os valores provenientes do pagamento de boletos que são fornecidos pelo banco através de um extrato.

Observação: a conciliação bancária não baixa os documentos do contas a receber. É um módulo usado apenas para controle.

Configurações

Para utilizar a conciliação bancária, é necessário licenciar e ativar a funcionalidade no Retaguarda, em: Ferramentas > Configurador do Sistema > Financeiro > Conciliação bancária:


Conciliacao Bancaria.png



Conciliação Bancária

Para realizar uma conciliação bancária, no Retaguarda, acesse Financeiro > Bancos. Ela pode ser feita de dois modos, por arquivo e manualmente, há também o botão Desconciliar, que reverte a comparação feita para os lançamentos.


Conciliacao Bancaria 2.png



Arquivo

1- Ao selecionar Por arquivo, selecione a Conta corrente para conferência e clique em Selecionar arquivos e localize o arquivo fornecido pelo banco (.ofx).


Conciliacao Bancaria 3.png



2- Após selecionar o arquivo, serão carregados todos os lançamentos bancários, há três tipos: Não conciliado, Conciliado, e Não localizado. Confira abaixo a descrição de cada um dos tipos de lançamento e utilize os botões laterais para manipulá-los.


Conciliacao Bancaria 4 1.png


  • Nao conciliado.png: lançamento localizado, porém ainda não conciliado ( não conferido). Um lançamento não conciliado pode ser conciliado, para isso, selecione o lançamento, clique em Conciliar, ou se houverem vários lançamentos selecionados, clique em Conciliação múltipla. Após isso a situação do lançamento ficará como Conciliado, e só será gravado na conta como conciliado após a gravação;


  • Conciliado.png: lançamento localizado, e já conciliado (já conferido). Um lançamento conciliado poderá ser desconciliado posteriormente, para isso, selecione o lançamento que deseja desconciliar, clique em Desconciliar;


  • Nao localizado.png: lançamento não localizado, e nem conciliado (não foram encontrados lançamentos bancários). Um lançamento não localizado pode ser incluso nos lançamentos, para isso, selecione o lançamento não localizado, e clique em incluir, será exibida uma tela de inclusão, faça então as seguintes configurações:


Conciliacao Bancaria 6 1.png


  • Operação: selecione a operação, dependendo da escolha, os campos Saída e Entrada serão desabilitados;
  • Saída: selecione a conta corrente de saída;
  • Entrada: selecione a conta corrente de entrada;
  • Data: selecione a data do lançamento;
  • Valor: insira o valor;
  • Histórico: insira os detalhes da conciliação;
  • Plano de conta: selecione o plano de contas;
  • Data de conciliação: selecione a data da conciliação;


Manual

Para conciliar manualmente um lançamento, selecione o lançamento que deseja e clique em Conciliação bancária > Manual e confirme, conforme a GIF:


Testec.gif