Controle de entrada de mercadorias

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Sobre

O controle de entrada de mercadorias é uma maneira eficiente de sistematizar a entrada de produtos. Quando as mercadorias chegarem no estabelecimento, será feita a conferência da nota fiscal, verificando se os valores, quantidade e produtos solicitados conferem com a nota. Após isso, será conferido se todos os produtos constados na nota realmente estão presentes. Nesse processo é possível que algumas divergências/pendências ocorram, o Uniplus registra e categoriza essa divergências, tornando possível sua correção.

Configurações

1- Para fazer o controle de entrada de mercadorias, é necessário possuir o módulo Controle de entrada de mercadorias licenciado e ativo. Para ativar o módulo, acesse Ferramentas > Configurador do sistema > Recebimento:


Controle de Entrada de Mercadoria 1.png



2- Em Ferramentas > Preferências > Financeiro, selecione o tipo de documento financeiro das seguintes preferências:


Controle de Entrada de Mercadoria 2.png



3- Na CFOP (Cadastros > Outros > Notas Fiscais > Naturezas de operação e tributações especiais), habilite o campo É necessário realizar a conferência da nota fiscal:


Controle de Entrada de Mercadoria 3.png



Há a opção de habilitar o campo Relacionar pedido de compra para conferência financeira caso utilizar pedido de compra.


4- A coluna Conferência é muito útil para fazer o controle de entrada de mercadorias. Para adicionar a coluna Conferência na grid de notas fiscais, em Notas fiscais > Notas fiscais de entrada, clique com o botão direito em alguma coluna da tabela, selecione Configurar colunas, e na janela que surgir, adicione Conferência e clique em Salvar (F10):


Controle de Entrada de Mercadoria 4 1.png



Nota Fiscal

Ao entrar com a nota fiscal, o sistema deve alterar o estoque e financeiro normalmente como é feito sem o Controle de entrada de mercadoria, seu status deve ser "Normal" e a Conferência deve estar como "Pendente":


Controle de Entrada de Mercadoria 5.png



Conferência Cega

A Conferência Cega é obrigatória para realizar a conferência de nota fiscal. O cadastro de Conferência Cega segue o padrão do sistema, apenas é preciso informar produto e quantidade (com exceção de produtos com variação, lote e número de série). Também é possível realizar a importação através do coletor. Para realizar uma conferência cega, siga os passos:


1- Selecione uma nota fiscal de entrada, e clique em Conferência > Conferência cega:


Controle de Entrada de Mercadoria 6.png



2- Ao Incluir (F2) uma conferência cega, faça as seguintes configurações:


Correcaocontrole.png


  • Agrupar produtos: habilitando, agrupa produtos iguais ao incluí-los na lista;
  • Informar número de série ou lote: habilitando, requer informar o número de série/lote ao incluir um produto que possui tal característica;
  • Leitor ativado: habilitando, permite incluir um item automaticamente pelo leitor;
  • Produto: selecione o produto;
  • Unidade: selecione a unidade de medida;
  • Embalagem: insira a quantidade de embalagens;
  • Quantidade: insira a quantidade.



Conferência Nota Fiscal

Na conferência nota fiscal, é possível adicionar/gerenciar divergências manualmente, e também é possível que o Uniplus detecte divergências, tanto de nota fiscal quanto dos itens pertencentes a mesma. Para realizar uma Conferência nota fiscal, siga os passos:


1- Em Notas fiscais > Notas fiscais de entrada, selecione uma nota cuja qual já foi feita uma Conferência cega, e clique em Conferência > Conferência nota fiscal.


OBS: Ao clicar sobre essa opção será verificado se a Natureza de operação/ Operação fiscal exige o relacionamento da nota fiscal com um pedido de compra, se for exigido e nenhum item possuir essa informação uma janela será aberta para informar o número do pedido de compra.


Controle de Entrada de Mercadoria 8.png



A tela de conferência de nota fiscal é dividida em três abas, em qualquer uma delas é possível utilizar o botão Botao conferir.png , que realiza novamente a conferência e gera as divergências automáticas, confira as abas a seguir:


1- Na aba Conferência cabeçalho, serão listada todas as divergências do cabeçalho da nota fiscal com relação ao pedido de compra. Também é possível incluir novas divergências já cadastradas manualmente. Somente as divergências manuais podem ser excluídas. Para adicionar/gerenciar as divergências, configure conforme desejado:


Controle de Entrada de Mercadoria 9 3.png


  • Tipo: selecione o tipo de divergência;
  • Divergência: selecione a divergência;
  • Descrição: insira uma descrição.


É possível realizar as seguintes ações ao selecionar uma divergência:

  • Somente aceitar: clicando, marca a divergência como "Solucionada";
  • Devolver: clicando, sinaliza a devolução da nota fiscal ao fornecedor;
  • Registrar no contas a receber: clicando, faz um registro no Contas a receber.



2- Na aba Conferência itens (só estará disponível quando todas as divergências da aba Conferência cabeçalho estiverem solucionadas), selecionando um item, são listadas todas as suas divergências, sendo possível também adicionar manualmente. Para adicionar/gerenciar as divergências, configure conforme desejado:


Controle de Entrada de Mercadoria 10 4.png


1 Nessa área é possível filtrar itens para agilizar a busca;


2 É possível realizar as seguintes ações ao selecionar um produto:

  • Devolver: clicando, sinaliza a devolução do item selecionado;
  • Recontar: clicando, remove o produto de todas as conferências cegas existentes (tornando necessário realizar a Conferência cega para o item novamente).


3 Algumas divergências são automaticamente detectadas, mas é possível também adicionar divergências manualmente ao selecionar um item:

  • Tipo: selecione o tipo de divergência;
  • Divergência: selecione a divergência;
  • Descrição: insira uma descrição.


Para solucionar uma divergência, ao clicar em Solução (F6), selecione uma solução, insira um parecer, e clique em Ok:


Controle de Entrada de Mercadoria 11.png



3- Na aba Exceções, estão presentes as divergências que não podem ser solucionadas:


Controle de Entrada de Mercadoria 12 1.png




Exportação

Para haver um melhor controle e conhecimento sobre a mercadoria, existe a possibilidade de fazer uma exportação para um coletor, há duas exportações possíveis. Confira a seguir:

1- Na tela Notas fiscais de entrada ao clicar em Conferência > Exportar para o coletor, selecione o coletor e insira o diretório do arquivo gerado:


Exportar para o coletor1.png



2- Na tela Conferência de nota fiscal ao clicar em Exportar itens com divergências, selecione o coletor e insira o diretório do arquivo gerado:


Exportar para o coletor2.png



Relatórios

Conferência Nota Fiscal

Na tela Notas fiscais de entrada, é possível imprimir um Romaneio de conferência de nota fiscal. Para isso, selecione a nota desejada e clique em Conferência > Imprimir romaneio, e selecione o formato do arquivo:


Controle de Entrada de Mercadoria 13.png


Exemplo romaneio.png


Itens Com Divergência

Na tela Conferência de nota fiscal, clique em Imprimir romaneio itens com divergência:


Controle de Entrada de Mercadoria 14.png


Exemplo itens com divergência.png


Divergências

Na tela Conferência de nota fiscal, o botão Imprimir divergências imprime um romaneio de todas as divergências de todas as abas:


Exemplo divergências.png


Exemplo divergência.png