Fechamento de Estoque

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Conceito

Todas as operações que resultam em movimentação de estoque criam um registro histórico dentro do Uniplus. Com o passar do tempo esse registro começa a ficar muito longo e pode, eventualmente, causar alguma lentidão em processos como a emissão dos relatórios de "Posição de Estoque", "Inventário de Estoque" e outros. Isso porque o sistema examina o histórico de movimentação para validar o saldo correto do produto.


Para tornar as coisas mais ágeis, foi implementado o recurso de Fechamento de Estoque. Esse recurso tem como finalidade "guardar" os saldos dos produtos até uma data específica, fazendo assim com que a busca dos movimentos de estoque ocorra a partir da data do último fechamento em diante.

Observação: Para habilitar a opção Fechamento de Estoque é necessário ativar a autorização no configurador do Sistema conforme imagem abaixo:
MicrosoftTeams-image (3).png


Incluindo Novo Fechamento

Para incluir um novo fechamento, acesso o menu Estoque → Fechamento de Estoque, como mostra a figura abaixo:

1- Menu Fechamento Estoque.jpg


Esta opção vai exibir a grid de Fechamentos de Estoque, que mostra os fechamentos já cadastrados no sistema e apresenta botões de ação no rodapé da tela. Veja:

Imagem 2.jpg


Clique no botão [Novo Fechamento (F2)] para incluir um fechamento específico (figura abaixo).

Em seguida, na tela Fechamento de Estoque você deve informar a data em que deseja registrar o fechamento do estoque. Após informar a data, clique no botão [Gravar (F10)].

2- Incluindo novo fechamento.jpg


O Uniplus faz algumas validações antes de confirmar o registro de fechamento na data solicitada pelo usuário. Por exemplo, na tela seguinte ao tentar concluir um Novo Fechamento, o sistema identificou um cálculo de Custo Médio pendente, erro que não permite a conclusão da operação.

3- erro-calculo custo medio pendente.jpg


Após atualizar o Cálculo de Custo Médio que estava pendente, basta registrar um novo Fechamento de Estoque.

4- Grid de fechamentos.jpg


Quando um fechamento cadastrado está selecionado, ao clicar no botão [Visualizar (Ctrl + W)] na parte inferior da tela, será possível verificar os saldos dos produtos no momento daquele fechamento selecionado. Veja na imagem abaixo:

5- visualizando um fechamento.jpg


Importante: O sistema não permite movimentação em saldo numa data igual ou menor do que no último fechamento registrado. Na figura abaixo, tentamos incluir um ajuste de estoque com uma data menor do que o último fechamento registrado, o que gerou uma crítica do sistema.

6- erro-movimento de estoque menor que data fechamento.jpg


Também não é possível registrar um novo fechamento para uma data menor do que um fechamento já incluso, por exemplo:

7- erro-fechamento menor que um já registrado.jpg