Importação de NF-e do fornecedor

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Visão geral

Com a nova importação de XML do fornecedor o processo de importação ficou muito mais fácil e eficaz. Com ela, as críticas e associações passaram a ser agrupadas por item e a associação além de opcional, sempre apresentará a última escolha feita. Nesta nova importação também foi implementada uma nova forma de criar e associar as embalagens, além de um novo cadastro de produto completo que elimina a necessidade de precisar alterar o produto posteriormente para inserir alguma informação que ficou faltando.

Processo de importação

Para fazer a importação de NFe do fornecedor basta acessar o menu Notas Fiscais > Importação de NF-e de fornecedor:


Novaimportacao1.png


Note que o sistema sempre se posiciona inicialmente na aba Importar, onde é possível fazer a importação da NFe do fornecedor diretamente da SEFAZ ou através de um arquivo XML com o padrão da NFe:


Novaimportacao.png


Para definir como o sistema irá tratar as críticas da importação acesse a aba Configuração. As opções disponíveis para configuração são: Comparar e replicar para todos, Não comparar e Comparar. Confira abaixo o funcionamento de cada uma das configurações:


Novaimportacao2.png


  • Comparar e replicar para todos: o sistema compara os dados do XML com o cadastro de produtos e gera a crítica. Se após resolver a crítica ainda existir mais itens no mesmo XML com a mesma crítica, ela será resolvida automaticamente de acordo a solução informada no primeiro item.
  • Não comparar: o sistema não compara os dados do XML com o do produto e consequentemente não gera a crítica.
  • Comparar: o sistema compara os dados do XML com o do produto e gera a crítica, porém, se outro item possuir a mesma crítica ela não será resolvida automaticamente. Será necessário resolvê-las item a item.

Perceba que a configuração precisa ser feita apenas uma vez e as demais serão preenchidas da mesma maneira.


Voltando ao processo de importação na aba Importar, depois que escolher o arquivo com a NFe do Fornecedor e clicar em "Importar", o sistema mostrará na aba "NFe" os detalhes principais que estão sendo importados, sendo eles: fornecedor, transportadora, valores, frete, observações, etc.

Observe que também é possível visualizar o espelho da NFe:


Novaimportacao3.png



Na aba Itens o sistema exibirá uma tabela com os itens importados. Ao selecionar cada item, serão exibidas logo abaixo na tabela Críticas todas críticas de importação com o status Pendente ou OK. Cada crítica pendente precisa ser resolvida através de uma ação, como por exemplo associar o item a um item já cadastrado no sistema ou cadastrá-lo como um novo item.

Para navegar rapidamente pelos itens foi criado um campo para pesquisa e também é possível utilizar filtros nas colunas da tabela.


Novaimportacao4.png


Cada associação que o sistema faz automaticamente é passível de alteração pelo usuário. No exemplo acima o sistema associou um item da nota a um determinado produto, mas é possível trocar por outro já cadastrado (ou até mesmo cadastrar um novo produto). A mesma situação ocorre com a embalagem.

Ainda sobre a relação entre produtos e embalagens, o sistema é assertivo, pois irá sugerir sempre a ação tomada na última NFe importada daquele mesmo item.

Ao resolver uma crítica relacionada à CFOP por exemplo, o sistema tentará aplicar a mesma solução aos outros itens com a mesma CFOP (desde que a opção Aplicar esta ação em itens semelhantes esteja marcada conforme imagens abaixo). Essa mesma lógica se aplica a outros cadastros, tais como produto, serviço, unidade de medida, etc.


Novaimportacao5.png


Novaimportacao6.png


Novaimportacao7.png


Depois que resolver todas as críticas pendentes a aba Tributação será habilitada. Nesta aba é possível definir a tributação dos produtos que estão sendo importados. Cada vez que entrar na aba Tributação e houver algum dado que precisa ser gravado, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a confirmação da gravação.

Ao carregar as críticas de ICMS o sistema sugere a opção Tributação do XML que pode ser alterada pelo usuário caso necessário.


Novaimportacao8.png


Para finalizar o processo de importação basta clicar em Gerar nota fiscal e gravar o documento.