Integração com Tray

De Wiki Uniplus
Revisão de 19h52min de 6 de setembro de 2021 por Leandro.pereira (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Tray é uma plataforma de e-commerce que permite ao usuário uma série de integrações visando potencializar as suas vendas. Mais informações conceituais e comerciais sobre o ambiente podem ser obtidas diretamente no site deles. A plataforma é bastante popular e o Uniplus possui integração com este ambiente de comércio eletrônico.


Pré-requisito O usuário precisa ter habilitada a licença específica do Tray no Uniplus.


Configuração


Para configurar a integração, acesse o menu Ferramentas → E-commerce → Configuração:


01-Configuração.png


O primeiro passo para uma integração bem sucedida é o estabelecimento já estar devidamente cadastrado naquela plataforma. Isso porque muitas informações da configuração são obtidas no site da Loja na Tray. Por exemplo, quando o usuário estiver logado, deverá copiar o endereço da loja na plataforma e colar nos campos Url homologação, Url produção e Url para geração do Token:

02-endereço da loja.png


O endereço é o trecho que vai entre "https://" e "/admin/dashboard". Para facilitar aqui o entendimento do artigo, vamos fazer de conta que o nome da loja é " lojateste.commercesuite.com.br". Os campos que vão usar este trecho podem ser vistos na imagem seguinte:


02b-urls da configuração.png

Note que os campos que vão conter esse endereço na configuração, Url homologação, Url produção e Url para geração do Token, vão iniciar com a expressão "https://" e vão terminar com a expressão "/web_api". Assim, considerando o nome de exemplo que escolhemos aqui neste artigo, nesses 3 campos o conteúdo a ser informado seria: "https://lojateste.commercesuite.com.br/web_api" .


Outro campo fundamental é o Code, realçado na primeira imagem do artigo. O CODE é uma chave alfanumérica extensa, sem a qual a comunicação entre o Uniplus e o Tray não funciona. Para obter essa chave, junte "https://", o nome da loja (no nosso exemplo estamos usando " lojateste.commercesuite.com.br") e o trecho de url "/auth.php?response_type=code&consumer_key=b3bc04dbd8a27e0febc7b4908783ee1d4636e0137753392da51ddac00c5395d1&callback=https://suporte.intelidata.inf.br/".

No nosso exemplo, o resultado dessa composição formaria o seguinte:

"https://lojateste.commercesuite.com.br/auth.php?response_type=code&consumer_key=b3bc04dbd8a27e0febc7b4908783ee1d4636e0137753392da51ddac00c5395d1&callback=https://suporte.intelidata.inf.br/"

Este endereço, inserido na barra de endereços do navegador, vai direcionar para uma página da Intelidata.

03-endereço intelidata.png


Nessa página redirecionada da Intelidata (após ela ser carregada), na barra de endereços do navegador, localize o trecho que vem logo depois de "code=", como mostra a figura abaixo:

04-trecho-code.png


Em seguida, copie toda essa sequência entre os trechos "code=" e "&". Cole a sequência no campo específico da tela de configuração do Uniplus:

04b-destaquecode.png



Comunicação


Para que o Uniplus saiba quais produtos deverão ser integrados com a plataforma Tray, a checkbox específica deverá ser marcada em cada produto:

05-cadastro de produto.png


No caso das variações de um produto, elas serão vinculadas através dos códigos de barras que estão cadastrados na aba de mesmo nome, "Código de barras":

06-tamanhos produto.png


As informações do produto, referentes ao seu cadastro também no e-commerce Tray, podem ser verificadas na tela de cadastro do produto, aba "Ecommerce", sub aba "Relacionamento":

07-cadastro do produto.png

O produto deve possuir peso bruto cadastrado, pois essa informação será usada pela Tray para o cálculo de frete.


É importante informar na plataforma Tray que o produto tem variação. Isso pode ser feito no próprio ambiente da Tray, no menu "Produtos", "Características", "Gerenciar características e cor".

08-Gestão de Características.png


Incluindo as características "Cor" e "Tamanho".

09-Características e cor.png


Com as devidas configurações realizadas, um produto integrado do uniplus para a plataforma Tray teria uma aparência semelhante à que aparece na imagem seguinte:

10-cadastro e-commerce.png

O código do produto no Uniplus aparece no campo "Ref." (referência). Neste caso, foi o produto 9222.


Outras informações do produto cadastrado estão na próxima imagem:

11-detalhes cadastro e-commerce.png


E aqui apresentamos a visualização de um produto com algumas variações:

12-referenciasnoTray.png

Como mostra as áreas destacadas na imagem, a referência é formada na plataforma Tray pela junção do código do produto no Uniplus | código de barras. As mesmas duas referências são mostradas na imagem seguinte:

13-refnoUniplus


Para o envio de imagens relacionadas aos produtos deve ser usado o "Imgbb", um servidor de imagens gratuito e fácil de utilizar. Mais informações sobre este servidor podem ser obtidas diretamente no site deles.


Depois de fazer o cadastro, basta acessar o endereço da API ImgBB em "https://api.imgbb.com/", clicar no botão [Add API Key] e utilizar a chave fornecida.


Deve ser usada a chave com a seguinte URL: "https://api.imgbb.com/1/upload?expiration=15552000&key=”<CHAVE GERADA>", onde a <CHAVE GERADA> será o conteúdo retornado pelo Imgbb. Todo este endereço deve ser salvo na configuração do e-commerce dentro do Uniplus:


As imagens podem ser cadastradas na aba "Imagem", Só serão carregadas, porém, as imagens que forem do tipo "Ecommerce":

16 - imagens e-commerce.png

Uma questão importante é que as informações cadastrais são atualizadas rapidamente conforme seja feita a solicitação de sincronização. No caso das imagens, porém, pode haver algum tempo de espera, variável, devido ao serviço de sincronização de imagens estar ou não disponível na plataforma de e-commerce naquele momento.


Para realizar a sincronização de produtos, seja das informações cadastrais, seja do posicionamento de estoque, preço, preço promocional e outros dados variáveis, use o cadastro de produtos:

17-sincronizar produtos.png


No caso dos pedidos, estes podem ser sincronizados na tela de pedidos de faturamento:

18-sincronizar pedidos.png

Observe que neste menu, mostrado na imagem anterior, também será possível realizar operação de emissão e envio de NF relacionadas ao e-commerce.