Precificação

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Conceito

Precificação é um recurso, disponibilizado a partir da release 6.0, que substitui a Composição de Preço.

Antes de avançarmos, seguem algumas observações importantes:

  • Com a funcionalidade habilitada não será possível fazer a formação de preço no cadastro de produtos e na nota fiscal de entrada; além disso, ao gravar a nota fiscal de entrada não será atualizado o custo da última nota;
  • No Configurador do Sistema, a funcionalidade Preço → Precificação vem desabilitada por default;
  • Atualmente, na tela de precificação, no filtro "Nota fiscal", só é possível realizar a precificação para um produto ou para a família. Grupo e Fornecedor não estão disponíveis;
  • A precificação não funciona com custo adicional;
  • O recurso funciona com a seguinte fórmula: Precificação(PE) = Custo + Impostos – Lucro desejado;


Habilitando e usando o recurso

O seguinte passo a passo mostra como ativar e usar a precificação dentro do Uniplus:


1-Ative a funcionalidade: acesso o menu Ferramentas → Configurador do sistema (será necessário informar a senha técnica). Em seguida, na tela do Configurados, localize a opção e marque o checkbox em Preço → Precificação.

Configurador do Sistema


2-Para realizar uma precificação, vá no menu Estoque → Precificação.

Menu Precificação


3-Na tela de Precificação, escolha o filtro pelo qual deseja buscar as informações de trabalho na grid. Os campos de pesquisa (e as colunas da grid de resultados) variam de acordo com a opção escolhida:

  • Filtro por Nota Fiscal
Filtro por Nota Fiscal


  • Filtro por Produtos
Filtro por Produtos


  • Filtro por Histórico de precificação
Filtro por Histórico


4-Após informar os critérios de filtragem, clique no botão [Aplicar Filtro]. Os produtos que correspondem à pesquisa solicitada serão exibidos na grid:

itens para precificação


5-Selecione o item que será precificado e clique no botão [Precificar (F8)]. Na tela que será exibida haverá um detalhamento da composição do custo do produto. Também haverá dados da composição do preço e do preço de venda. Note que você poderá editar os campos "% Markup" ou "Preço de venda R$". Eles terão efeito sobre o markup do item. A variação de markup ("se manteve" / "aumentou" / "baixou") será exibida na barra de mensagem na parte de baixo da tela. Quando concluir a alteração pretendida, clique no botão [Aplicar preço (F10)] ou descarte as alterações clicando no botão [Cancelar (Esc)].

Cálculo do preço de venda


6-Você também poderá usar o botão [Precificar todos (F3)], que atua sobre todos os itens exibidos na grid, independente de estarem selecionados ou não. No exemplo da imagem seguinte, todos os itens exibidos na grid serão reajustados em 20% no preço (com base no seu preço atual).

Precificar Todos


Quando concluir os comandos de precificação, clique no botão [Fechar (Esc)]. Embora os itens já apareçam com os reajustes aplicados na grid, as alterações só serão realmente efetivadas se você sair da tela com o botão [Gravar (F10)]. Caso queira descartar as alterações, saia da grid clicando no botão [Fechar (Esc)].