Predefinição:Ifood

De Wiki Uniplus
Ir para: navegação, pesquisa

Visão geral

O Uniplus Gourmet possui integração com a API do iFood para melhor atender a necessidade de todos os clientes que trabalham ou desejam trabalhar com a ferramenta. Para fazer a integração basta acessar o site do iFood, cadastrar o seu estabelecimento e seguir os passos abaixo para configuração e sincronização do Uniplus Gourmet com a plataforma.

Aos clientes que já possuem o restaurante em funcionamento no iFood será necessário antes de proceder para as configurações iniciais, entrar em contato com o iFood e solicitar que o cardápio do restaurante seja zerado. Isso se faz necessário por conta do código dos grupos de produto no cardápio do iFood que são criados automaticamente e por conta disso, acabam gerando conflitos com o código do grupo de produtos cadastrado no Uniplus.

OBS: a integração com o iFood é liberada apenas no segmento Gourmet Full.

Configurações

1- Para utilizar a integração com o Ifood é necessário ativar sua funcionalidade no configurador do sistema. Acesse Ferramentas > Configurador do sistema e habilite a funcionalidade Integração iFood na aba Integração:


Ifood1.png



2- Após fazer o cadastro no site do iFood, serão enviados alguns dados de integração para o e-mail do solicitante. Esses dados serão utilizados para definir os parâmetros de integração com o Uniplus. Acesse Cadastros > Outros > Integração > Parâmetros da Integração iFood e configure os campos abaixo:


Ifood2.png


  • Username: informe o Username passado pelo iFood;
  • Password: informe o Password passado pelo iFood;
  • ID: informe o ID passado pelo iFood;
  • Pauta de preço: selecione a pauta de preço que os pedidos do iFood irão utilizar. Se achar conveniente crie uma pauta específica para uso do iFood;
  • Percentual de acréscimo: como a plataforma do iFood cobra um percentual em cima do valor dos pedidos, alguns restaurantes definem um acréscimo no valor dos produtos a fim de "não sair perdendo". Caso desejar aplicar esse acréscimo basta informá-lo aqui;
  • Número do PDV monitor de pedidos: informe o número do PDV que irá monitorar os pedidos que vem do aplicativo. (OBS: por questões de otimização apenas um PDV é que irá receber os pedidos de delivery, mas isso não impede que outros PDVs possam faturar, visualizar ou editar os pedidos).



3- Para enviar os produtos ao iFood é necessário acessar seu cadastro na aba Uniplus Gourmet e habilitar o campo Enviar para o iFood;

OBS: o cadastro dos produtos na plataforma do iFood utiliza as mesmas informações que estão cadastradas no Uniplus. Note neste exemplo que o código do produto é 216 e está no grupo Refrigerante:


Ifood3.png



4- Assim que habilitar todos os produtos desejados para envio ao iFood volte à tela de cadastro de produtos e clique em Mais opções > Sincronizar produtos iFood. Será aberta uma janela exibindo o processo de sincronização:


Ifood4.png



5- Quando terminar a sincronização, basta acessar o portal do iFood e conferir todas as informações sincronizadas na aba Cardápio. Perceba que o item Coca-cola configurado anteriormente tem o mesmo código 216 cadastrado no sistema e está na categoria Refrigerante que é o grupo do produto:


Ifood6.png


Funcionamento

Após fazer todas as configurações e sincronizações, basta abrir o restaurante e esperar até que os pedidos cheguem. Os pedidos são visualizados através da tela de Delivery, acesse-a e tecle Abrir iFood (F9):

Atenção: a gif abaixo foi cortada para uma melhor otimização. A abertura do restaurante pode demorar até alguns minutos conforme a janela de aviso alerta;


Ifood7.1.gif



Com o restaurante aberto os clientes já poderão efetuar os pedidos através do aplicativo. Confira o pedido de exemplo feito abaixo e note que existem duas observações nele: 1x Carne extra e que o pagamento será feito em dinheiro com necessidade de troco para R$: 50,00:


Ifood8.1.png



Quando o pedido for feito ele irá automaticamente subir para o PDV e o aplicativo será atualizado de que já chegou ao restaurante e está sendo preparado conforme gif abaixo:


Ifood9.1.gif



Assim que o pedido chegar ao PDV ele será automaticamente enviado aos pontos de impressão cadastrados com as informações necessárias para a produção:


Ifood10.1.png



Para ver os detalhes do pedido bem como o método de pagamento, adicionais, observações etc. Tecle Detalhes iFood (F8) na tela de Delivery:


Ifood10.png



Assim como qualquer outro pedido, os que tiverem origem do iFood também serão automaticamente enviados para produção. Basta atualizar o pedido através da tela de produção e assim que finalizá-lo, teclar Pedido pronto (F8):


Ifood11producao.png



Com o pedido pronto, finalize-o normalmente através do botão Finalizar (F4) na tela de Delivery. Nesse momento o cupom fiscal será impresso:


Ifood12.png



Acesse a tela de Entregas e selecione o pedido para envio. Assim que o pedido ficar com a situação Em entrega, o aplicativo do cliente será atualizado com a informação de que o pedido saiu para a entrega conforme gif abaixo:


Ifood13.1.gif



Quando o entregador retornar basta concluir a entrega normalmente:


Ifood14.png